terça-feira

PICA-PAU

Olha quem estava fazendo toc-toc na minha janela!!!





Nem acreditei! Já que eu moro em um prédio no meio da cidade!
Ele é muito fofo e ganhei meu dia só de vê-lo assim tão pertinho.

O pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens) é uma ave piciforme pertencente à família Picidae.
Mede em média 27 cm. Está presente desde a margem norte do baixo Rio Amazonas até o Rio Grande do Sul, sendo encontrado também no Paraguai e Argentina. Habita bordas de florestas altas, florestas de galeria e pomares. Alimenta-se de frutos no alto das árvores, descendo ao solo para comer formigas e cupins.O macho apresenta uma faixa vermelha nas laterais da cabeça, próximo a base do bico.
Seus outros nomes comuns são joão-velho, cabeça-de-velho e pica-pau-velho. No Rio Grande do Sul também é chamado de bico-chã-chã.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Características – mede 28 cm de comprimento. Possui crista grande, asas e cauda regulares, pernas fortes e pés dotados de unhas fortes. Bico reto e forte com ponta terminando em cizel. Cauda terminada em cunha. O pescoço é comprido e a cabeça grande. Plumagem de coloração negra, com parte dorsal e asas listradas de branco-amarelado. Cabeça amarela, ostentando longo topete amarelo com faixa negra e no macho uma estria vermelha. Parte ventral é totalmente negra, bem como toda a cauda. O bico é acinzentado. Existe dimorfismo sexual.
Habitat – florestas virgens
Ocorrência – sudeste do Brasil, da Bahia ao Rio Grande do Sul, incluindo leste de Minas Gerais, sudeste de Goiás e o Mato Grosso do Sul.
Hábitos – são arborícolas e solitários ou vivem em casais.
Alimentação – insetos, larvas, vermes, seiva e frutas.
Reprodução – ninho é escavado em tronco de árvore já morta, a uma altura que varia de 10 a 20 m do solo. Ambos trabalham na construção do ninho. A postura geralmente é de 5 ovos de cor branca, cobertos com poros finos e medindo 31 x 22 mm em seus eixos. A incubação é realizada pelo casal e dura em média 16 dias. Os filhotes são nidícolas, permanecendo no ninho por 40 dias. Ao deixarem o ninho, ainda são alimentados pelos pais.
Ameaças – destruição do habitat
Origem:www.vivaterra.org.br

Eu acho que foi a fêmea que veio me visitar!

Ps.: Agora se ele está no meio da cidade e geralmente vive em florestas virgens.... O negócio não tá bom não..... =(
VAMOS PRESERVAR A NATUREZA E FAZER NOSSA PARTE SEMPRE!
-separar e reciclar o lixo
-não sujar as ruas
-poupar água
GENTE! ISTO É O MÍNIMO!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails